Não é tarefa fácil mobilar e decorar o quarto infantil, principalmente se for o primeiro filho, pois tendemos a comprar mais do que é necessário e a descurar a prioridade, ou seja, criar um quarto confortável e seguro que promova o desenvolvimento da criança.
Para isso, é importante aliar a decoração à pedagogia e oferecer à criança a oportunidade de aprender de forma livre e independente, através da adaptação do quarto à sua idade e habilidades.
Com apenas cinco elementos, sem contar com a cama, que pode estar ao nível do solo para que a criança possa movimentar-se livremente e em segurança, é possível criar um quarto educativo.
— Zona Livre de Circulação
É importante que haja espaço para a criança circular. Cubra o chão com um tapete acolchoado, principalmente se tiver um bebé, para ele poder girar, levantar o tronco ou sentar-se.
— Espelho com Barra
Coloque um espelho com uma barra em frente à zona de circulação para a criança poder observar-se, reconhecer-se e aprender a levantar-se sozinha.
— Prateleiras Infantis
Coloque prateleiras que permitam alcançar e escolher os brinquedos. Em relação a estes, organize-os em cestos e por categorias para incutir a noção de diferença e ordem.
— Canto de Leitura
Crie um canto confortável (com almofadas ou com um sofá) para expor os livros. As capas devem ficar visíveis para facilitar o reconhecimento.
— Mesa e Cadeira
Opte por mesas e cadeiras adequadas à idade e altura da criança, para poder sentar-se, desenhar, pintar e aprender as letras, os números, entre outros.